A sala de aula é o local em que a aprendizagem é apenas organizada para que o educando torne-se livre em outros ambientes da sociedade. Mas, sabe-se que mesmo os bons professores vem encontrando sérios problemas de indisciplina, afetando o bom andamento das atividades e a qualidade do ensino e da aprendizagem.
Visando a criação de um clima propício para que as aulas sejam mais eficazes e disciplinadas, é necessário desenvolver no aluno o autocontrole, o autorrespeito e respeito pelas coisas que o cerca. Contudo, se o professor não tem essa habilidade/qualidade, torna-se inútil pretender desenvolvê-la nos seus alunos. Isso, pois, a verdadeira disciplina é íntima de cada indivíduo, ou seja, é ele próprio que estabelece seus próprios limites.
No entanto, sabe-se que nenhum indivíduo nasce disciplinado e, como na maior parte dos comportamentos apresentados pelo ser humano, a disciplina é o resultado de uma íntima ligação entre as seguintes áreas: afetividade, cognitiva e motora. Portanto, o equilíbrio entre essas três áreas são referenciais de um indivíduo disciplinado.
Aí surge a questão: Como a escola pode resolver a questão da indisciplina nas salas de aula?
LAMENTÁVELMENTE, ainda neste século XXI, existem escolas que utilizam-se de métodos bastante ineficazes para resolver a questão que prejudicam ainda mais a disciplina de seus alunos causando-os revolta e aumentando ainda mais a sua indisciplina como forma de revidação e muitas vezes colocando em risco a integridade física e moral dos profissionais das escolas.
A dúvida é: EXISTE SOLUÇÃO PARA O CASO?
Sim!!! Existem algumas formas que fazem surtir efeito no combate a indisciplina e no desenvolvimento da disciplina em sala de aula.
Neste contexto, apresentamos uma abordagem bastante qualitativa sobre o combate a indisciplina nas salas de aula e a criação de um clima mais favorável ao ensino e aprendizagem.
Eis que durante esse trabalho, são abordados e discutido alguns aspectos consideráveis sobre o tema em questão e levantadas algumas orientações positivas no controle da indisciplina, dentre as quais cita-se o debate sobre:
- O uso da força;
- Chantagem afetiva;
- Uso da responsabilidade;
- Maneiras de orientação ao aluno;
- Considerações sobre incidentes que "quebram" a ordem;
- Clima escolar e/ou de sala de aula;
- Regulamento e/ou normas da instituição;
- Erros e suas consequencias;
- Identificação, levantamento e compreensão das causas do comportamento;
- Relacionamento na sala de aula;
- Tipos básicos de lideranças;
- Planejamento dinâmico
PRECISAMOS DAR UM BASTA!!!
A preocupação com o bom relacionamento na sala de aula não pode influenciar no ensino/aprendizagem nem na qualidade do trabalho do professor.
CURSO ou SEMINÁRIO: Carga horária: 20h
CURSO ou SEMINÁRIO: Carga horária: 20h


