Treinamento Profissional e Formação Continuada na Educação

sábado, 19 de abril de 2014

CURSO DE FORMAÇÃO: DESENVOLVIMENTO HUMANO E PSICOMOTRICIDADE



CRONOGRAMA e OBJETIVOS DO CURSO:


Parte I
Estudo do Desenvolvimento Humano e Períodos Evolutivos
Carga Horária: 8 horas
Objetivos:
- Definir desenvolvimento humano e motor e identificar as principais etapas evolutivas e suas características (infância, adolescência, idade adulta e terceira idade);
Analisar a importância do desenvolvimento motor no desenvolvimento da criança e avaliar se ela está se desenvolvendo dentro dos padrões esperados.

Parte II
Estudo do Sistema Nervoso Central: Estruturas e Funções
Carga Horária: 8 horas
Objetivos:
- Identificar as principais estruturas e funções do sistema nervoso central, bem como, relacionar o tipos de movimento como sistema nervoso central;
- Comparar os diferentes tipos de movimentos utilizados em diferentes situações.

Parte III
Estudo sobre a Motricidade Humana
Carga Horária: 20 horas
Objetivos:
- Identificar e definir as áreas da motricidade humana e suas características;
- Classificar o desenvolvimento motor de crianças por meio da avaliação motora;
- Constatar alguns problemas no desenvolvimento que podem interferir no padrão motor;
- Discutir sobre a importância do desenvolvimento das atividades motoras, principalmente na Educação Infantil e Ensino Fundamental;
- Apontar algumas estratégias para a escola desenvolver a psicomotricidade ampla e fina com seus alunos.

Parte IV
Apresentação de Sugestões de Atividades Motoras
Carga Horária: 8 horas
Objetivos:
- Apontar os objetivos das intervenções motoras nas diferentes áreas da motricidade;
- Selecionar as atividades motoras/psicomotoras para cada área da motricidade humana, de acordo com a faixa etária e os objetivos da intervenção.



 Carga Horária: 44 horas




CONTATO:

 gladenice.dasilva@yahoo.com.br


CURSO: "QUEM É O VILÃO DA HISTÓRIA" - ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Clientela:
Professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio; Equipes Diretivas, Pedagógicas e de Supervisores Educacionais; Secretarias Municipais de Educação;
Acadêmicos dos cursos de Pedagogia e demais áreas correlatas à educação;
Acadêmicos de Pós Graduação (Lato sensu) de Psicopedagogia, Educação Especial e áreas afins da educação.
Demais interessados.
 

 Parte I
* Desenvolvimento das funções nervosas superiores em sistemas funcionais.
CH: 20 horas
Objetivos:
- Conhecer as origens embriológicas do sistema nervoso e como ele se desenvolve em sistemas mais complexos;
- Distinguir os conceitos de memória, atenção, linguagem, emoção e razão, bem como identificar seus substratos neurais mais conhecidos.

Parte II
* Estudo das deficiências, distúrbios e dificuldades de aprendizagem.
CH: 40 horas
Objetivos:
- Conhecer algumas deficiências: física, auditiva e visual;
- Distinguir os conceitos de deficiência, distúrbios e dificuldades de aprendizagem;
- Compreender os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD): Síndrome de Asperger, Autismo e Síndrome de Rett;
- Conhecer algumas dificuldades de aprendizagem: Dislexia, Disortografia, Disgrafia;
- Discutir e traçar algumas estratégias para o trabalho docente.

Parte III
* Educação Inclusiva: Novos Desafios
CH: 20 horas
Objetivos:
- Contextualizar a trajetória da educação inclusiva;
- Diferenciar os termos: inclusão, exclusão, integração e segregação;
- Conhecer o papel do educador nesse processo de inclusão;
- Apresentar e discutir as possibilidades de Atendimentos Educacionais Especializados (AEE) na educação inclusiva.



 Obs:. (Turmas com no mínimo 20 integrantes)
Datas: a combinar
Valor: varia de acordo com o nº de inscritos

Certificado /CH: 80 horas

 
gladenice.dasilva@yahoo.com.br

terça-feira, 15 de abril de 2014

MOTIVAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO E CRESCIMENTO PESSOAL DO ALUNADO (CURSO ou PALESTRA)

Esta é uma proposta estratégica!

Neste contexto, discute-se a missão da escola como facilitadora do crescimento pessoal do alunado, oferecendo ideias que envolva toda a comunidade escolar (equipe diretiva, corpo docente, funcionários e famílias) com o propósito de despertar nos alunos, motivos de realização.
Visa-se apresentar alguns subsídios que venha auxiliar no trabalho a partir dos recursos humanos disponíveis na escola.
Aborda-se aqui, a possível influência do motivo para a realização na vida escolar, no aluno, melhores desempenhos, considerando o seu nível de motivação para a realização.
A partir das ideias e sugestões apresentadas os envolvidos poderão trabalhar com a equipe diretiva e o corpo docente, de forma que os mesmos utilizem os procedimentos sugeridos, conscientes da sua influência no desenvolvimento do motivo para a realização.
Estes procedimentos já devem estar presentes  (em partes ou em sua totalidade) em algumas escolas, com maior ou menor intensidade, como estímulo, tendo em vista melhor aproveitamento, ou como reforço para repetição de certos comportamentos relevantes. No entanto, poucas são as escolas e professores que os utilizam como objetivo de desenvolver em seus alunos a motivação para a realização.
Partindo da definição do tema e do princípio de que a motivação para a realização é passível de desenvolvimento, se faz uma análise do assunto, apresentando uma fundamentação teórica, identificando a escola como um contexto adequado  para seu desenvolvimento e apresentando sugestões de procedimentos. Esses deverão gerar novas alternativas para a escola em suas formas de atuação junto ao aluno, visando auxiliá-lo no processo pessoal  de desenvolver o motivo para a realização em busca por uma aprendizagem mais integral.
O trabalho desse tema  está subdividido nas diferentes abordagens de reflexões:
  1. IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO MOTIVADO PARA A REALIZAÇÃO;
  2. COMO AS PESSOAS SÃO MOTIVADAS PARA A REALIZAÇÃO? É POSSÍVEL DESENVOLVER ESSE MOTIVO?
  3. A ESCOLA COMO VEÍCULO DE INCREMENTO DO MOTIVO PARA A REALIZAÇÃO E CONSEQUENTE DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO COMO PESSOA;
  4. DESENVOLVENDO O MOTIVO PARA A REALIZAÇÃO: POSICIONAMENTO TEÓRICO E ALTERNATIVAS DE PROCEDIMENTOS;
  5. REFLEXÃO/AÇÃO: DEFINIÇÃO DE METAS PARA A ESCOLA ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS A PARTIR DOS RECURSOS DISPONÍVEIS.
 
gladenice.dasilva@yahoo.com.br

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: Um encontro do professor com a metodologia diagnóstica





Através do esforço e dedicação ímpares de escolas e educadores na busca por melhor desenvolvimento da aprendizagem das suas crianças e adolescentes, eis que esta proposta de estudo vem contribuir para a facilitação do desempenho docente, visando resultados cada vez mais compensadores.
De praxe, o primeiro contato de uma criança com a vida escolar, que por sinal, vem ocorrendo cada vez mais precocemente, deve ser visto como momento chave de todo o processo de alfabetização e letramento, cujas consequências, positivas ou negativas, se farão sentir nas etapas posteriores da escolaridade.
Uma criança bem trabalhada no processo de alfabetização e letramento, vencerá, com segurança, os demais níveis de aprendizagem e escolaridade.
Assim, a atuação docente requer, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, um preparo adequado do professor, para que se possa bem desempenhar-se na tarefa de alfabetizar e letrar.
A partir desse curso voltado, principalmente, aos docentes das séries iniciais do Ensino Fundamental, se pretende oferecer algumas orientações e sugestões que possam facilitar a sua atuação em sala de aula, com vistas à elevação da produtividade da aprendizagem do educando. Para tanto, conhecer algumas variáveis, adotar uma metodologia diagnóstica capaz de detectar possíveis dificuldades de seus alunos e selecionar com presteza  e lucidez, técnicas que possam corrigir os desvios encontrados, constituem o tema desse trabalho.

Neste viés, apresenta-se uma proposta de estudo que ocorre sob três eixos:

  1. Um encontro do professor com a metodologia diagnóstica: que leva o professor a perceber a necessidade de conhecer seus alunos, verificando suas dificuldades, capacidades e consequentemente, o que deverá ser diagnosticado e, o possibilita a identificar os tipos de diagnósticos e suas funções;
  2. Como preparar seu aluno para ser alfabetizado e/ou letrado/uso das técnicas diagnósticas e suas aplicações:  como o professor deverá selecionar adequadamente, procedimentos e técnicas necessárias ao preparo do aluno para que este venha a superar suas dificuldades de aprendizagem. 
  3. Dicas para a elaboração diagnóstica: levantamento, interpretação de dados e construção do perfil individual e/ou da classe discente.
                                                                  
gladenice.dasilva@yahoo.com.br

segunda-feira, 14 de abril de 2014

CURSO: LEGITIMAÇÃO DAS RELAÇÕES HUMANAS NO ESPAÇO ESCOLA: OLHANDO PARA VOCÊ... OLHANDO PARA O OUTRO

Renomados estudiosos da área da psicologia definem que dá sim, para SER FELIZ NO TRABALHO!

Bem, como já sabemos, grande parte do nosso trabalho é feita por meio do contato com os outros, quer como indivíduos, quer como grupo. A eficiência em lidar com outras pessoas é muitas vezes prejudicada pela falta de habilidade, de compreensão e de trato interpessoal. As pessoas que têm mais habilidades em compreender os outros e traquejo interpessoal são mais eficazes no relacionamento humano e a experiência tem comprovado que as pessoas podem aprender a aperfeiçoar a sua habilidade em compreender os outros e a si próprias, adquirindo traquejo nas relações interpessoais.
Assim, a compreensão do outro é um dos aspectos mais importantes nas relações interpessoais (humanas) na escola, no lar e no trabalho.
Como proposta desta sensibilização, apresento a vocês, um trabalho que tem por objetivo o desenvolvimento da aptidão para o SENTIR O QUE OS OUTROS PENSAM E SENTEM.

O trabalho  referencia os seguintes tópicos:

  1. Como sou?
  2. Minhas atitudes;
  3. Situações que me motivam (no trabalho, no lar e que me levam a agir);
  4. Satisfação das necessidades básicas;
  5. Frustrações;
  6. Como trabalho com a minha agressividade;
  7. Sei ouvir?
  8. Comportamentos que dificultam o relacionamento interpessoal;
  9. Melhor conhecimento de si próprio;
  10. A melhor compreensão dos outros;
  11. Diversidade de estereótipos;
  12. Por uma melhor convivência em grupo;
  13. Desenvolvendo aptidões para um relacionamento mais eficiente para com os outros;
  14. A arte de perceber os outros;
  15. Dinâmicas.
gladenice.dasilva@yahoo.com.br

PALESTRA: NECESSIDADES NA ADOLESCÊNCIA X AÇÃO EDUCATIVA

SER ADOLESCENTE...
A adolescência é uma fase de exuberância vital, de transição entre a criança que se deixa guiar e o adulto que toma deliberadamente suas próprias decisões. Esta passagem da dependência à independência, da confusão do "eu" com a sua afirmação, não é fácil, daí se falar em crise da adolescência.
O adolescente está, por assim dizer, sempre inadaptado, não chega a um ajustamento harmônico porque ele é dinamismo multiforme impulsionado pelo espírito crítico que o coloca em choque com a família, a sociedade, a escola, a moral, a religião, enfim, com as normas e valores estabelecidos.
Todavia, o adolescente precisa de, antes de mais nada, ser amado!
Existem nos adolescentes algumas características bem definidas que devem, necessariamente, ser levadas em conta na ação educativa:

  1. Características físicas;
  2. Intelectuais;
  3. Emocionais;
  4. Sociais;
  5. E, as de ordem moral e religiosa.
Discutirmos e aprofundarmos nosso conhecimento neste viés é uma ação necessária para transformar uma semente indecisa e frágil em arbusto rígido e forte.
PENSE NISSO!    
                       

gladenice.dasilva@yahoo.com.br