Treinamento Profissional e Formação Continuada na Educação

terça-feira, 15 de abril de 2014

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: Um encontro do professor com a metodologia diagnóstica





Através do esforço e dedicação ímpares de escolas e educadores na busca por melhor desenvolvimento da aprendizagem das suas crianças e adolescentes, eis que esta proposta de estudo vem contribuir para a facilitação do desempenho docente, visando resultados cada vez mais compensadores.
De praxe, o primeiro contato de uma criança com a vida escolar, que por sinal, vem ocorrendo cada vez mais precocemente, deve ser visto como momento chave de todo o processo de alfabetização e letramento, cujas consequências, positivas ou negativas, se farão sentir nas etapas posteriores da escolaridade.
Uma criança bem trabalhada no processo de alfabetização e letramento, vencerá, com segurança, os demais níveis de aprendizagem e escolaridade.
Assim, a atuação docente requer, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, um preparo adequado do professor, para que se possa bem desempenhar-se na tarefa de alfabetizar e letrar.
A partir desse curso voltado, principalmente, aos docentes das séries iniciais do Ensino Fundamental, se pretende oferecer algumas orientações e sugestões que possam facilitar a sua atuação em sala de aula, com vistas à elevação da produtividade da aprendizagem do educando. Para tanto, conhecer algumas variáveis, adotar uma metodologia diagnóstica capaz de detectar possíveis dificuldades de seus alunos e selecionar com presteza  e lucidez, técnicas que possam corrigir os desvios encontrados, constituem o tema desse trabalho.

Neste viés, apresenta-se uma proposta de estudo que ocorre sob três eixos:

  1. Um encontro do professor com a metodologia diagnóstica: que leva o professor a perceber a necessidade de conhecer seus alunos, verificando suas dificuldades, capacidades e consequentemente, o que deverá ser diagnosticado e, o possibilita a identificar os tipos de diagnósticos e suas funções;
  2. Como preparar seu aluno para ser alfabetizado e/ou letrado/uso das técnicas diagnósticas e suas aplicações:  como o professor deverá selecionar adequadamente, procedimentos e técnicas necessárias ao preparo do aluno para que este venha a superar suas dificuldades de aprendizagem. 
  3. Dicas para a elaboração diagnóstica: levantamento, interpretação de dados e construção do perfil individual e/ou da classe discente.
                                                                  
gladenice.dasilva@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário