Professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio; Equipes Diretivas, Pedagógicas e de Supervisores Educacionais; Secretarias Municipais de Educação;
Acadêmicos dos cursos de Pedagogia e demais áreas correlatas à educação;
Acadêmicos de Pós Graduação (Lato sensu) de Psicopedagogia, Educação Especial e áreas afins da educação.
Demais interessados.
Parte I
* Desenvolvimento das funções nervosas superiores em sistemas funcionais.
CH: 20 horas
Objetivos:
- Conhecer as origens embriológicas do sistema nervoso e como ele se desenvolve em sistemas mais complexos;
- Distinguir os conceitos de memória, atenção, linguagem, emoção e razão, bem como identificar seus substratos neurais mais conhecidos.
Parte II
* Estudo das deficiências, distúrbios e dificuldades de aprendizagem.
CH: 40 horas
Objetivos:
- Conhecer algumas deficiências: física, auditiva e visual;
- Distinguir os conceitos de deficiência, distúrbios e dificuldades de aprendizagem;
- Compreender os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD): Síndrome de Asperger, Autismo e Síndrome de Rett;
- Conhecer algumas dificuldades de aprendizagem: Dislexia, Disortografia, Disgrafia;
- Discutir e traçar algumas estratégias para o trabalho docente.
Parte III
* Educação Inclusiva: Novos Desafios
CH: 20 horas
Objetivos:
- Contextualizar a trajetória da educação inclusiva;
- Diferenciar os termos: inclusão, exclusão, integração e segregação;
- Conhecer o papel do educador nesse processo de inclusão;
- Apresentar e discutir as possibilidades de Atendimentos Educacionais Especializados (AEE) na educação inclusiva.
Datas: a combinar
Valor: varia de acordo com o nº de inscritos
Certificado /CH: 80 horas
gladenice.dasilva@yahoo.com.br


Nenhum comentário:
Postar um comentário